quarta-feira, 12 de maio de 2010

CARTA DE CONSTANTINO AO REI PERSA


John Fox (1517-1587), escritor do período da Reforma Protestante, trouxe à tona uma carta* que o imperador Constantino enviou ao rei persa, com os seguintes dizeres:

"Somente pela minha fé em Cristo Jesus é que os subjuguei. Por isso, Deus foi meu ajudador, deu-me a vitória na batalha e faz-me triunfar sobre meus inimigos. Da mesma maneira me tem ampliado os limites do Império Romano, de modo que se estende desde o Oceano Ocidental até quase os confins do Oriente. E nestes domínios não tenho oferecido sacrifícios às antigas divindades, nem usado os encantamentos ou adivinhações: só tenho oferecido orações ao Deus Onipotente, e seguido a cruz de Cristo. Muito me regozijaria se o trono da Pérsia achasse também glória e abraçasse os cristãos, de modo que tu comigo, e eles contigo, pudéssemos gozar a verdadeira felicidade".

Em nossa opinião, Constantino não foi um cristão genuíno, apesar da carta.

_______________________
*A carta fora publicada pelo dito escritor (John Fox) em sua preciosa obra O livro dos mártires, cuja primeira publicação se deu em latim, em 1554. A publicação em inglês se deu nove anos depois.


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário