terça-feira, 4 de maio de 2010

AS CAÇADAS NOTURNAS FORAM CRIADAS PARA PROPORCIONAREM DIVERTIMENTO E ACABARAM SE TORNANDO UM PODEROSO SINÔNIMO DE STATUS SOCIAL

Você já assistiu ao filme Tristão e Isolda? O referido filme mostra, além de tantas outras cenas, o rei da Cornuália deixando sua bela esposa no castelo para praticar aquilo que era uma tradição entre os europeus da época (século 12): caçar à noite acompanhado de amigos.

Segundo Caio Suetônio, historiador do segundo século d.C., foi Júlio César (100 a 44 a.C.), membro do Primeiro Triunvirato romano, o criador dessa prática, que tinha por objetivo gerar divertimento para seus praticantes.

E virou moda mesmo, sinônimo de status social.

Os membros da nobreza e da realeza na Idade Média se sentiam no dever de levar o costume adiante, e faziam isso com alegria, pois convidar os amigos mais chegados para uma boa caçada noturna era um hábito bastante sedimentado.

Tais práticas, no entanto, possibilitaram alguns encontros amorosos proibidos, como aquele mostrado em Tristão e Isolda, que mostrou a esposa do rei se encontrando com seu sobrinho (do rei).

Antes de Júlio César há registros da prática de caçadas entre os gregos clássicos, mas com fins educacionais para jovens.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário