sábado, 16 de abril de 2016

IMPÉRIO ROMANO REGISTROU EM DOCUMENTOS OFICIAIS A CRUCIFICAÇÃO E ALGUNS DOS MILAGRES ATRIBUÍDOS A JESUS CRISTO



INTRODUÇÃO

Atualmente é reduzidíssimo o número de pesquisadores que ainda duvida da existência histórica de Jesus Cristo. Sua divindade, no entanto, não é matéria de pesquisa histórica, muito embora existam vários pesquisadores e historiadores que são protestantes e, portanto, estão convencidos da  missão espiritual de Cristo aqui na Terra. Mas não é bem sobre este último ponto que a matéria vai tratar. Antes, iremos discorrer em brevíssimo tomo sobre uma obra bibliográfica produzida por volta do ano 155 d.C., que tem sido apontada pelos pesquisadores como uma daquelas que sinalizam a historicidade de Cristo. Estamos falando da obra Apologia, de Justino Mártir (o autor deste blog tem a íntegra da referida obra em suas mãos, que por sinal pode ser encontrada na internet).
 

QUEM FOI JUSTINO MÁRTIR?

Justino Mártir (100 - 165 d.C.) foi um grande estudioso das filosofias gregas, às quais seguiu durante muito tempo de sua vida, convertendo-se ao cristianismo por volta do ano 130-137 d.C. depois de se decepcionar com a cosmovisão dessas filosofias e, principalmente, depois que conheceu um ancião, quando se preparava para uma vida eremita. Justino, que era atualizado com as ocorrências de seu tempo, se impressionou como os cristãos do primeiro século suportaram, sem perder a fé em Cristo, as duras perseguições infligidas pelo Império Romano, notadamente a protagonizada pelo imperador Nero, cujo feito também é narrado pelo escritor Cornélio Tácito, por volta do ano 115 d.C.


AS CITAÇÕES DE JUSTINO SOBRE AS ATAS OFICIAIS DO IMPÉRIO ROMANO
 
Em Apologia 1:35, Justino registrou o seguinte:
 
"'Transpassaram as minhas e os meus pés' significava os cravos que na cruz transpassaram seus pés e mãos. E depois de crucificá-lo, aqueles que o crucificaram lançaram sorte sobre as suas roupas e as repartiram entre si. Que tudo isso aconteceu assim, podeis comprová-lo pelas Atas redigidas no tempo de Pôncio Pilatos" (Destacamos).
 
Mas Justino foi mais além. Em Apologia 1:48 registrou ainda:
 
"Que nosso Cristo curaria todas as enfermidade e ressuscitaria dos mortos, escutai as palavras com que isso foi profetizado. São estas: Diante dele, o coxo saltará como cervo e a língua dos mudos se soltará, os cegos recobrarão a vista, os leprosos ficarão limpos e os mortos ressuscitarão e começarão a andar. Que tudo isso foi feito por Cristo, vós podeis comprovar pelas Atas redigidas no tempo de Pôncio Pilatos" (Destacamos).
 
 
PILATOS REALMENTE EXISTIU?
 
Sim. Numa expedição italiana, o arqueólogo Antônio Frova (1914 - 2007) descobriu uma inscrição que diz: "Pôncio Pilatos, Prefeito da Judéia". Essa recente descoberta arqueológica veio confirmar o que já há muito era conhecido por outras fontes, como os livros neotestamentários e a volumosa obra de Flávio Josefo, historiador do primeiro século (o autor deste blog dispõe da obra completa desse historiador).
 
 
 
Inscrição comprovando a historicidade de Pilatos
 
 
PILATOS REGISTROU MESMO SUAS ATAS ? 
 
Não resta nenhuma dúvida quanto a isso. Havia, desde Júlio César, a determinação imperial para que todos os gestores provinciais registrassem em atas públicas não somente seus feitos governamentais, como também os principais acontecimentos que diziam respeito à gestão local. O mais famoso dos diários oficiais do Império Romano foi o Acta Diurna Populi Romani, bastante citado por historiadores dos dois primeiros séculos, como Tácito e Suetônio (num artigo publicado pelo site Monergismo tratamos mais apuradamente sobre essa questão, cujo link está no final deste texto). Essa prática de se registrar em atas públicas os feitos governamentais e os principais acontecimentos locais ainda está bem documentada em registro do segundo século, como bem atestou, na época, Plínio, o Jovem.
 
Assim, do ponto de vista historiográfico, não há nenhuma dúvida de que os gestores provinciais romanos faziam esses registros oficiais.
 
 
PILATOS TERIA MESMO REGISTRADO EM DOCUMENTOS PÚBLICOS A CRUCIFICAÇÃO E OS MILAGRES ATRIBUÍDOS A JESUS? 
 
As Atas em questão não existem mais, assim como praticamente todos os registros oficiais da época. Isso não é, por si só, nenhum embaraço para não se confiar nas palavras de Justino.
 
Apologia não foi, originalmente, uma obra bibliográfica. Foi uma carta (uma longa carta, por sinal) que Justino endereçou ao então imperador Antonino Pio, em cuja missiva fez uma vigorosa apologia da fé cristã, defendendo-se das acusações que foram imputadas a ele (a Justino) por um filósofo de nome Crescêncio. Na época, seguindo já uma longa tradição romana, pessoas do povo escreviam para os imperadores, que também tinham o hábito de ler o que recebia.
 
Uma pergunta crucial a ser feita é a seguinte: o que levaria Justino Mártir a desafiar o imperador a conferir nas Atas públicas de Pilatos esse registro acerca de Jesus Cristo? A resposta é simples: Justino não seria louco de fazer tal desafio se ele não tivesse a convicção de que esse registro de fato constava tal qual mencionado por ele! É uma questão de honestidade intelectual deduzir desse modo.
 
Uma eventual objeção sobre a existência dessas Atas em meados do segundo século seria o fato de Tácito ter registrado, no início do século II, que, a mando do Senado, foram queimados muitos documentos do imperador Tibério, que governou Roma no tempo em que Jesus foi crucificado. Esse embaraço é facilmente desfeito quando sabemos, pelo próprio Tácito, que os documentos destruídos foram aqueles de valor pessoal e não de valor público. Isso sugere, indubitavelmente, que essas Atas não estavam no rol daquelas destruídas. Ademais, ainda cabe observar que os documentos públicos na velha Roma eram de fácil acesso, visto que esse era, na verdade, o sentimento público que levou o Império Romano a criar os diários oficiais, não somente em sua sede como também em suas províncias.


POR QUE ESSES REGISTROS DE PILATOS NÃO FORAM INVOCADOS INICIALMENTE PELA IGREJA COMO PROVA HISTÓRICA DE JESUS CRISTO?

Nos primeiros séculos não havia discussão relevante sobre a historicidade de Jesus Cristo. As discussões eram sobretudo teológicas, razão dos vários Concílios. A bem da verdade, quando ousaram debater a historicidade de Jesus nos quatro primeiros séculos, Atos de Pilatos foram invocados no terceiro e quarto séculos por cristãos e pelo Império Romano. A referência a esse registro de Pilatos chegou, em dado momento, à importância tal que no quarto século houve a compilação de uma obra forjada sobre o referido registro. 
 
 
CONCLUSÃO 
 
A conclusão é que o historiador, usando de sua imparcialidade acadêmica, é fatalmente levado a tributar a esse registro de Justino como de relevante valor histórico-documental como forte evidência não somente da historicidade de Jesus, mas, inclusive, de que na época lhe atribuíam feitos considerados extraordinários, comumente chamados de "milagres".


OUTRAS FONTES HISTÓRICAS ACERCA DA HISTORICIDADE DE JESUS CRISTO
 
Há muitas outras fontes históricas que atestam a existência histórica de Jesus Cristo: Tácito, Suetônio, Flávio Josefo, Plínio (o Jovem), Júlio Africano, Mara Bar-Serapião, Luciano de Samosata, o Sanhedrin 42a e os escritos gnósticos.

 
MATÉRIA DE NOSSA AUTORIA PUBLICADA PELO SITE MONERGISMO EM 2008, POR MEIO DA QUAL TRATAMOS, EM MAIS DE 20 PÁGINAS, SOBRE ESSA CARTA DE JUSTINO MÁRTIR (Se o estudo não estiver disponível, digite "Robério Fernandes" em PESQUISA e em seguida clique na seta onde tem TÍTULO, rolando seguida o cursor até a palavra AUTOR. Depois clique em OK):
 
 
.