quarta-feira, 16 de novembro de 2016

KARL MARX: A ESPIRITUALIDADE DO ATEU E O LADO CAPITALISTA DO MAIS FAMOSO COMUNISTA

 

Imagem da internet

INTRODUÇÃO
Karl Marx (1818-1883) é conhecido por seu ateísmo de inclinação anticristã e por sua ideologia anticapitalista. O que não é tão familiarizado é o seu lado espiritual e seu afã por fortunas financeiras. O presente artigo mostrará, a partir de duas obras literárias (uma brasileira e outra norte-americana), os bastidores da vida desse homem que, graças às redes sociais, tem sido recentemente alvo de debates em todo o país.
O BERÇO RELIGIOSO DE KARL MARX
Nasceu num lar com tradição judia (de ambos os lados), havendo inclusive o registro de rabinos entre seus ancestrais. Seu pai se converteu ao protestantismo em 1816 ou 1817, por mera conveniência profissional: precisava continuar advogando depois da proibição de judeus em tribunais alemães. Segundo Josh McDowell, Marx cresceu num ambiente de reconhecida tolerância religiosa. Enviado para estudar numa escola religiosa, não firmou nenhum compromisso com a religião, pois seus pais, embora judeus e depois protestantes, aparentemente não nutriam o zelo pelo protestantismo, tampouco pelo judaísmo. Aos 19 anos de idade, Marx sofreu um colapso nervoso. Perdeu o pai no ano seguinte e uma década depois já era um comunista militante.
A POBREZA BATE ÀS PORTAS
Casou-se em 1843, resultando sete filhos desse matrimônio. O oitavo filho era bastardo, fruto de um relacionamento com a empregada doméstica, porém nunca o reconheceu oficialmente. A solução foi emprestar a paternidade a seu amigo Engels, que aceitou a encomenda do companheiro de luta.
Os dias de glória financeira ao lado dos pais se foram durante sua vida de casado, especialmente quando passou a residir em Londres com a família. O casal perdeu três filhos por agravamento das condições de moradia, má alimentação e atendimento médico inadequado.
Por diversas vezes Marx teve que se dirigir aos amigos a fim de pedir dinheiro emprestado para pagar as dívidas. Chegou a declarar: “Você sabe que sacrifiquei toda a minha fortuna à luta revolucionária. Eu não lamento isso. Bem ao contrário. Se tivesse que recomeçar minha vida novamente, eu faria o mesmo. Porém, não me casaria”.
O ardente desejo pela produção literária minou de Marx o empenho pelo trabalho braçal, o que fatalmente cooperou com sua extrema pobreza financeira. Em 1853, quando o alemão viveu o auge da miséria, era frequentemente visto com uma só roupa por muitos dias seguidos. Comumente perambulava pelas ruas, embebedando-se com facilidade.
O AMOR DE MARX PELO CAPITAL
Embora Marx lutasse com todo o seu vigor intelectual contra o imperialismo capitalista, ele não deixou de cobiçar uma boa dose de dinheiro fácil. Enquanto um tio de sua esposa agonizava, escreveu a Engels, seu parceiro de luta: “Se o cão morrer, estarei fora de complicações”. Referia-se ao ancião pela alcunha de “cão”, e o “fora de complicações” seria a possibilidade de ficar rico caso pudesse colocar as mãos na fortuna. Engels, o destinatário da referida carta, respondeu a Marx: “Congratulo-me pela doença do estorvador de uma herança, e espero que a catástrofe aconteça logo”. Foi nesses termos que os dois mais famosos comunistas se reportaram à oportunidade de o mais famoso deles ficar rico. Na quinta-feira, 8 de março de 1855, enfim Marx desabafa: “Um acontecimento muito feliz. Ontem soubemos da morte do tio de minha esposa, de 90 anos de idade. Minha esposa receberá cerca de 100 libras; até mais, se o velho cão não deixou parte do dinheiro à mulher que administrava sua casa”.
O mais surpreendente, no entanto, foi o modo como Marx se reportou à herança que receberia de sua própria mãe, em 1863: “Duas horas atrás chegou um telegrama dizendo que minha mãe está morta. O destino precisava levar um membro da família. Eu já estava com o pé no túmulo. Neste caso, sou mais necessário do que a velha senhora. Tenho que ir a Trier por causa da herança”.
Foi assim a relação que Marx fez entre a morte da própria mãe (e a de um tio da esposa) com a possibilidade de se deleitar com as heranças decorrentes das respectivas mortes. Marx se achava com as relações cortadas com a sua mãe, quando esta morreu. Mesmo assim, nenhum aparente sentimento brotou de seu coração, senão o desejo de herdar as posses da mãe. O desejo pelo capital falou mais alto.
O LADO ESPIRITUAL DO ATEU KARL MARX
“Sou ateu, graças a Deus”. Obviamente essa não é uma frase de Marx, porém ela pode ser empregada para explicar a relação entre o comunista citado e sua crença no espiritual. Vamos aos detalhes.
Marx se reportou a Deus não como crente, mas com um forte desejo de vingança. “Desejo me vingar daquele que governa lá em cima”, é o que escreveu num poema de sua autoria, chamado Invocação de alguém em desespero. Foi mais além. Sobre o Deus cristão, escreveu de forma mais contundente ainda: “Assim um deus tirou de mim tudo. Na maldição e suplício do destino. Todos os seus mundos foram-se, sem retorno! Nada me restou a não ser a vingança! Meu desejo é me construir um trono. Seu topo será frio e gigantesco. Sua fortaleza seria o medo sobre-humano. E a negra dor seria seu general”.
Em Marx & Satã, obra literária de Richard Wurmbrand (1909-2001), o pesquisador minucioso da biografia do pai do comunismo declara que havia uma estreita relação entre Marx e o satanismo. Numa peça teatral de autoria deste (ou seja, de Marx), chamado Oulanem, o famoso comunista se utilizou propositadamente de um anagrama para o nome bíblico Emanuel, que significa “Deus conosco”. De acordo com o dicionário prático satanista, esses anagramas são bastante utilizados em rituais de magia negra. No poema O Violinista, também de Marx, este escreveu: “Vapores infernais elevam-se e enchem o cérebro, até que eu enlouqueça e meu coração seja totalmente mudado. Vê esta espada? O príncipe das trevas vendeu-a para mim”.
Comentando o trecho do último poema citado, Richard Wurmbrand afirma: “Estas linhas ganham significado quando se sabe que nos rituais de iniciação superior dos cultos satânicos é vendida ao candidato uma espada encantada que assegura o sucesso. Ele paga por ela, assinando, com sangue tirado dos pulsos, um pacto segundo o qual sua alma pertencerá a Satanás após a morte”.
POUCO ANTES DE MORRER, KARL MARX É FLAGRADO ORANDO COM VELAS ACESAS
Marx foi um forte candidato a ter depressão, o que efetivamente ocorreu depois da morte de sua esposa, em 1881. Perdeu três filhos por desnutrição e por falta de higiene. Duas outras filhas suicidaram-se, cujo destino também fora seguido por um genro. O suicídio de sua filha Laura e de seu genro, o socialista Laforgue, se deu depois que o casal perdeu três de seus filhos (netos de Marx). Tudo concorria para a crença de que a vida de Marx estava emaranhada num poço de maldição.
Pouco antes de morrer, já em profunda depressão, foi flagrado em seu quarto, orando “diante de uma fileira de velas acesas, atando a fronte com uma espécie de fita métrica”, segundo Wurmbrand, que postulava pela crença de que Marx estava praticando algum ritual ligado ao satanismo. Independentemente da confirmação dessa afirmação, o certo é que o ateu Karl Marx dava sinais claros que contradizem o comportamento de um ateu convicto. Indiscutivelmente ele experimentou o mesmo vazio do filósofo Voltaire, que, no leito de sua morte, não somente recorreu à presença de padres católicos, como também expressou em palavras e gestos a dor de morrer com o vazio existencial (espiritual) a que tanto se reportam aqueles que já declararam passar por essa experiência.
Até hoje, a literatura mundial parece negligenciar os últimos dolorosos minutos de vida de Voltaire, Marx e Aristóteles. Há quem afirme que Darwin, que não era ateu, tenha passado por experiência semelhante. Mas essa é outra história.
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TEXTO: Robério Fernandes, autor do blog.
FONTES DE CONSULTA: A Cristofobia no Século XXI, de Daniel Chagas Torres, e Evidências da Fé Cristã, de Josh McDowell.
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