domingo, 27 de março de 2016

“SOCIEDADE ALTERNATIVA”, UM TRIBUTO A ALEISTER CROWLEY. SATANISMO NA MÚSICA DE RAUL SEIXAS. O PROTESTO NA MÚSICA CONTRA A DITADURA MILITAR COMO PANO DE FUNDO PARA IMPLANTAR VALORES OCULTISTAS NO BRASIL. RAUL DEFENDIA MESMO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO? NÃO!

 
    Show onde Raul Seixas recita a Lei de Thelema (a partir do 4:20)
 
A canção Sociedade Alternativa, de Raul Seixas, é um tributo que o artista fez a seu guru espiritual, o satanista inglês Aleister Crowley*, que faleceu na década de 1940. Mais do que isso: Raul pretendia colocar em prática, aqui no Brasil, os ideais de seu guru. Uma prova de que o famoso roqueiro se envolveu com práticas satanistas está numa confissão de Paulo Coelho, que recebia instruções de um guru seguidor de Crowley e as repassava para o Raul (veja o vídeo no final desta matéria). No mesmo documentário, temos a imagem da Ordem Ocultista (que passava as instruções ao Raul) cortando o pescoço de um cabrito vivo, com o uso de velas vermelhas, num ritual de magia negra. Estamos falando de uma prova material, não de fofocas.
Até hoje, intelectuais pretendem vincular a canção supracitada unicamente como uma forma de protesto do artista contra a Ditadura Militar. Já repararam na letra da música? Mais do que isso: já ouviram Raul Seixas recitando a Lei de Thelema enquanto cantava Sociedade Alternativa? Pois é, segundo Raul Seixas, fazer o que cada um quer, sem imposições dogmáticas, é tudo da lei (ou seja, a liberdade absoluta é o bem supremo), e concluiu o artista que cada um tem o direito de matar quem pensa diferente da sociedade alternativa. Esse pensamento original não é dele, mas de Crowley, a quem Raul seguia copiosamente.
Consciente ou inconscientemente, enquanto condenava as barbaridades cometidas pelo regime militar, Raul dava seu aval em prol do assassinato de quaisquer opositores à sociedade alternativa como alternativa para manter essa sociedade intacta e feliz, tal qual praticado nos regimes comunistas do século XX (que mataram milhões de pessoas), onde vigorou o ateísmo materialista. Segundo se depreende da referida canção, somente o anarquismo e a completa libertação de valores ligados a Deus poderiam possibilitar a implantação de uma sociedade livre e evoluída. E a Ditadura? A Ditadura mandou o artista para os Estados Unidos, pois foi considerado subversivo. Essa medida ainda dribla, até hoje, os intelectuais que não veem na música citada a filosofia relativista do ativismo ocultista da época, mas apenas a prova de que a canção mencionada nada mais era do que uma contestação ao regime ditatorial.
O protesto contra a Ditadura Militar em Sociedade Alternativa foi apenas o pano de fundo que Raul usou para divulgar e materializar a ideologia de Crowley no Brasil, ainda que, em dado momento, ele próprio deu a entender que entrou nessa “onda” como forma de protesto, embora estivesse convencido de que os ideais de seu guru representassem na prática a evolução da espécie humana. Foi com esse convencimento que Raul recitou, durante um show, o total desprezo pelas leis e pela democracia (pois a democracia pressupõe a convivência com a opinião contrária à da sociedade alternativa, algo que ele não concebia). O que têm os juristas a dizer sobre isso?
Nela, na tão desejada sociedade alternativa, pensar diferente deles (da sociedade alternativa) seria motivo para imediata censura. Que contrassenso! Como alguém que defendia a liberdade de expressão poderia, no mesmo fôlego, condenar à pena de morte a expressão contrária à sua? Liberdade relativa e liberdade absoluta eram diferentes institutos em Raul (a primeira válida para seus opositores e a segunda para os membros da nova sociedade), portanto, a prova materializada de sua estupidez musical, visto que ambos os institutos simbolizavam a efetivação do velho adágio totalitarista que diz: “Aos amigos, tudo; aos inimigos, a força da lei”. O que têm os defensores dos direitos humanos a dizer sobre isso?
A música Sociedade Alternativa não era, portanto, somente um protesto contra o caos no Brasil da época. Era, antes de tudo, uma clara pretensão de criar uma nova sociedade sem leis, sem regras, sem pudor, onde cada um estivesse livre para banir do meio social qualquer pensamento contrário a ela, podendo até matar, se preciso fosse, nos termos pregados pelo satanismo. Alguém já parou para refletir sobre isso? Por que, enfim, não se pode vincular a referida canção ao satanismo se ela foi escrita exatamente para transmitir a Lei de Thelema? Mas Raul continua sendo exaltado em sua célebre canção – talvez porque muitos ainda não meditaram sobre ela em seu contexto histórico e filosófico. Histórico, porque no ano em que o disco Gitá foi lançado, o país vinha numa onda crescente de divulgação de ideias ligadas à necessidade de se libertar de valores tradicionais (cristãos, para falar a verdade); filosófico, porque entraram em cena teorias que pretendiam justificar a necessidade dessa reviravolta moral. Era o lugar e o tempo perfeito para as bandeiras ocultistas da New Age de Crowley e, portanto, para a música Sociedade Alternativa. Para divagadores, letra e melodia, em tom convidativo, nos remetem à máxima de que a música nada mais é do que a expressão humana despida de interesses do além, o que contribui decisivamente para desvinculá-la do ativismo em prol da New Age, cometendo, assim, o erro de interpretação acerca dos reais propósitos da música Sociedade Alternativa, que eram, na verdade, cultuar o satanismo no Brasil.
Para um ateu, por exemplo, essa historieta que acabamos de dissertar certamente não passa de uma mente fundamentalista (como a nossa?), mas convém lembrar que, enquanto o ateu não crê nessas historietas de satanismo, de ocultismo, há quem acredite e esteja disposto a pagar um preço alto para colocar em prática seus ideais, como foi o caso de Raul Seixas e de tantos outros que acreditam no satanismo e no ocultismo, e ainda pretendem implantar no Brasil uma filosofia relativista, apoiada, entre outras premissas, naquela que ensina que devemos desconfiar de um discurso cristão como o primeiro passo para se buscar e alcançar a verdadeira redenção social, visto que o cristianismo prega a existência de valores imutáveis, como, por exemplo, o de que existe um Deus que deixou não somente regras morais e espirituais claras, mas também a de que devemos rejeitar ideias e valores morais e espirituais que batem de frente com os Dele – sobretudo reconhecer o senhorio de Cristo. Efetivamente, essa é uma ideia que já não faz o menor sentido para muitos modernistas e intelectuais, porém uma realidade para outros.
Enquanto isso, cabras e cabritos (e até bebês recém-nascidos) são mortos em rituais para se colocar em prática essa ideologia anticristã (cuja música pode ser um veículo), no mesmo instante em que o descrente, zombando do cristianismo, opta, como forma de protesto contra o próprio cristianismo, abrir sua boca e berrar: “Viva a sociedade alternativa”, pensando que está fazendo muita coisa pelo Brasil.
Mais do que nunca, crédulos e incrédulos no modelo da New Age parecem seguir harmoniosamente na esperança de sedimentar no Brasil uma sociedade de fato alternativa, mais ou menos parecida com a proclamada por Crowley e Raul Seixas. Mas não é somente satanistas que pretendem um Brasil assim: há quem acredite que seja possível um Brasil exatamente assim, porém sem sangue e sem dor, sem cabras e sem cabritos imolados, bastando para isso derrubar os valores cristãos, seja pela modificação das leis, seja pelo convencimento intelectual de que a sociedade tem que buscar e defender a liberdade absoluta. Nada, como antes, parece estar em sintonia com o hedonismo e o utilitarismo de Stuart Mill como bens supremos a serem tutelados pelo Estado e pela sociedade moderna. Pelo visto, satanistas e intelectuais utilitaristas (não satanistas) estão vestindo a mesma farda futebolística, embora ambos os grupos estejam pisando em gramados completamente diferentes.
Raul acreditava que, para colocar em prática os valores da sociedade alternativa, se fazia necessário banir Deus dessa sociedade, tal qual Marx e Nietzsche criam. Ou seja, Deus e os valores cristãos eram (e ainda são), para a sociedade alternativa, um calo no pé que deve ser banido a todo custo, custe o que custar. O que isso nos lembra nos dias de hoje?
Por que, enfim, a canção Sociedade Alternativa é considerada satanista? A resposta é simples: porque ela foi um tributo ao satanismo, que, embora muitos não creem que exista, outros se dizem seus representantes, os quais têm na referida música suas bandeiras teosóficas. Afora, é claro, a própria mensagem em si. Se a sociedade pacífica reprova o satanismo e a magia negra, por que não reprovamos a canção Sociedade Alternativa e sobretudo a sociedade alternativa proclamada por Crowley e Raul Seixas? Reprovamos, pois, não somente a referida canção como também a sociedade protagonizada em sua letra.
________________________
* Parte do rock pesado dos anos 60 e 70 foi inspirado nos ensinos de Aleister Crowley. É o caso, por exemplo, dos Beatles, de Iron Maiden, dos Rolling Stones, de Raul Seixas e de tantos outros.
 
 
Documentário sobre a relação entre Raul Seixas e o satanismo.
 
 
Imagem de um Disco de Raul Seixas
No detalhe, velas usadas na magia negra